Você que teve TV por assinatura na década de noventa com certeza conhece
esse canal. Ele foi responsável em trazer ao Brasil desenhos animados,
na maioria americanos, que fizeram enorme sucesso por aqui.
Enquanto a TV aberta fazia um ótimo trabalho trazendo séries, animes e
outras coisas do oriente (principalmente a extinta TV manchete), o
Cartoon fazia sucesso por fazer justo o contrário, transmitindo tudo o
que havia de melhor no EUA, fosse novo ou clássico. Por coincidência, ou
não tanta assim, o logo
acima, clássico, foi utilizado pelo canal de 1992 até 2004 - momento que
se confunde com o auge e queda vertiginosa que o canal entrou e que
parece não ter fim.
Sua história
O
Cartoon Network foi ao ar pela primeira vez no ano de 1992 nos Estados
Unidos. O motivo do canal ter ganhado vida foi a aquisição dos direitos
de exibição dos desenhos da Hanna Barbera, surgindo a necessidade de
espaço para exibi-los. Nascia então o Cartoon Network.
Desde de seu início buscou ter uma programação 100% voltada para
desenhos animados. Até 1996 o canal exibiu apenas produções da Hanna
Barbera Studios. Porém com a compra do canal pela Time Warner, produções
próprias acabaram surgindo, as quais podemos citar: O Laboratório de
Dexter, As Meninas Superpoderosas, Johnny Bravo, Vaca e o Frango e
muitos outros.
Até 2004 o canal era líder absoluto em audiência no Brasil e em muitos países da América Latina.
O Cartoon Network no Brasil
O canal chegou ao país perto de seu início, ainda em 1993. Foi
disponibilizado por praticamente todas as operadoras que existem ou já
existindo, geralmente nos pacotes básicos de programação. O sucesso do
canal foi enorme no país, principalmente entre 1995 e 2002.
Na década de 2000 o canal passou por muitas mudanças na composição de
sua grade, momento em que os desenhos americanos começaram a ceder
espaço aos animes japoneses. Febre em todo o Brasil, animes como Pokémon
e Dragon Ball Z chegavam antes ao canal, elevando a audiência e
consagrando o Cartoon Network no país.
Depois de 2004 parece que a motivação dos programadores foi ficando mais
escassa. De lá para cá temos um canal de pouca personalidade, com uma
grade de programação recheada do desenho Ben 10 em diversas opções de
horário. Uma pena.
O Cartoon Network HD
Esse logo feio será usado no Brasil assim como já é nos EUA |
A versão HD do canal já comemorou alguns aniversários nos Estados Unidos
mas ainda não chegou no Brasil, pelo menos na prática. Disponível desde
março para as operadoras, ainda não foi incluída em nenhuma. A que mais
chegou perto, ao menos na propaganda, é a Cabo Telecom. A empresa de
televisão à cabo postou em seu site o logo da versão em HD seguida da
informação "em breve". Fora isso, o terceiro canal infantil em HD
brasileiro segue na geladeira.
O que o Cartoon representa hoje em dia
A imagem acime representa muito bem como são as semanas no Cartoon |
Do ponto de vista crítico, hoje o canal representa claramente a fase que
os canais infantis vivem: uma fase de falta de conteúdo, de
personalidade, de identificação com seu público. Após o fim da Fox Kids e
das mudanças do Animax, os canais desse segmento simplesmente se
perderam e mudaram seus focos. Parece que a juventude de hoje está
interessada em outros conteúdos, mas identificá-los não é tarefa fácil.
Isso infelizmente não irá acontecer, pois o Boomerang que foi criado para ser o responsável no quesito "nostalgia" e reprises, tomou rumos duvidosos em sua programação, e o Tooncast se reserva hoje à um looping infinito de desenhos da Hanna Barbera intercalados com as produção próprias do Cartoon.
Ainda que bastante largado e sem novidades é bastante superior a versão "oficial" do canal infantil da Time Warner. No mínimo uma questão um tanto quanto triste de ser observada.
Se eu tivesse contato com alguém do Cartoon gostaria muito de perguntar onde estão as pessoas que eram responsáveis por programar o canal e porque sumiram com programas como a hora Acme ou então o saudoso Toonami.
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