type='text/javascript'/> type='text/javascript'/>

O Cartoon Network, seu auge e o que representa hoje

Você que teve TV por assinatura na década de noventa com certeza conhece esse canal. Ele foi responsável em trazer ao Brasil desenhos animados, na maioria americanos, que fizeram enorme sucesso por aqui.
Enquanto a TV aberta fazia um ótimo trabalho trazendo séries, animes e outras coisas do oriente (principalmente a extinta TV manchete), o Cartoon fazia sucesso por fazer justo o contrário, transmitindo tudo o que havia de melhor no EUA, fosse novo ou clássico. Por coincidência, ou não tanta assim, o logo

acima, clássico, foi utilizado pelo canal de 1992 até 2004 - momento que se confunde com o auge e queda vertiginosa que o canal entrou e que parece não ter fim.
Sua história
O Cartoon Network foi ao ar pela primeira vez no ano de 1992 nos Estados Unidos. O motivo do canal ter ganhado vida foi a aquisição dos direitos de exibição dos desenhos da Hanna Barbera, surgindo a necessidade de espaço para exibi-los. Nascia então o Cartoon Network. 
Desde de seu início buscou ter uma programação 100% voltada para desenhos animados. Até 1996 o canal exibiu apenas produções da Hanna Barbera Studios. Porém com a compra do canal pela Time Warner, produções próprias acabaram surgindo, as quais podemos citar: O Laboratório de Dexter, As Meninas Superpoderosas, Johnny Bravo, Vaca e o Frango e muitos outros.
Até 2004 o canal era líder absoluto em audiência no Brasil e em muitos países da América Latina.

O Cartoon Network no Brasil
O canal chegou ao país perto de seu início, ainda em 1993. Foi disponibilizado por praticamente todas as operadoras que existem ou já existindo, geralmente nos pacotes básicos de programação. O sucesso do canal foi enorme no país, principalmente entre 1995 e 2002. 
Na década de 2000 o canal passou por muitas mudanças na composição de sua grade, momento em que os desenhos americanos começaram a ceder espaço aos animes japoneses. Febre em todo o Brasil, animes como Pokémon e Dragon Ball Z chegavam antes ao canal, elevando a audiência e consagrando o Cartoon Network no país.
Depois de 2004 parece que a motivação dos programadores foi ficando mais escassa. De lá para cá temos um canal de pouca personalidade, com uma grade de programação recheada do desenho Ben 10 em diversas opções de horário. Uma pena.

O Cartoon Network HD
Esse logo feio será usado no Brasil assim como já é nos EUA
A versão HD do canal já comemorou alguns aniversários nos Estados Unidos mas ainda não chegou no Brasil, pelo menos na prática. Disponível desde março para as operadoras, ainda não foi incluída em nenhuma. A que mais chegou perto, ao menos na propaganda, é a Cabo Telecom. A empresa de televisão à cabo postou em seu site o logo da versão em HD seguida da informação "em breve". Fora isso, o terceiro canal infantil em HD brasileiro segue na geladeira.
O que o Cartoon representa hoje em dia
A imagem acime representa muito bem como são as semanas no Cartoon
Do ponto de vista crítico, hoje o canal representa claramente a fase que os canais infantis vivem: uma fase de falta de conteúdo, de personalidade, de identificação com seu público. Após o fim da Fox Kids e das mudanças do Animax, os canais desse segmento simplesmente se perderam e mudaram seus focos. Parece que a juventude de hoje está interessada em outros conteúdos, mas identificá-los não é tarefa fácil. 
É difícil acreditar que o desenho Ben 10 faça tanto sucesso no país quanto Cavaleiros do Zodíaco, Pokémon e Dragon Ball Z fizeram. Talvez haja público e audiência, mas ele é muito mais limitado do que era anteriormente. Até mesmo reprises dos desenhos e animes que fizeram sucesso há tempos atrás parece que seriam mais interessantes.

Isso infelizmente não irá acontecer, pois o Boomerang que foi criado para ser o responsável no quesito "nostalgia" e reprises, tomou rumos duvidosos em sua programação, e o Tooncast se reserva hoje à um looping infinito de desenhos da Hanna Barbera intercalados com as produção próprias do Cartoon.

Ainda que bastante largado e sem novidades é bastante superior a versão "oficial" do canal infantil da Time Warner. No mínimo uma questão um tanto quanto triste de ser observada.
Se eu tivesse contato com alguém do Cartoon gostaria muito de perguntar onde estão as pessoas que eram responsáveis por programar o canal e porque sumiram com programas como a hora Acme ou então o saudoso Toonami.

0 comentários:

Postar um comentário